segunda-feira, janeiro 24, 2005

Paulo Freire

Gosto muito de ler Paulo Freire. Bem, o que tenho lido dele resume-se a comentários e entrevistas.
UM dos últimos comentários que li de Freire,foi numa tese de mestrado Lucinio Lima em que se falva da educação, de educadores. dizia então Paulo freire : "Para mim é absolutamente impossivel democratizar a nossa escola sem superar os preconceitos contra as classes populares, contra as crianças chamadas "pobres", sem superar os preconceitos contra a sua linguagem, sua cultura, os preconceitos contra o saber com que as criança chegam à escola!"
Deprendo daqui que a talvez a cultura das escolas seja fabricada numa lógica de poder e exclusão...não sei,talvez não sejam assim tão democraticas...
e continuava Freire : "Como educadores e educadoras somos politicos,fazemos politica ao fazer educação. E se sonhamos com a democracia, que lutemos dia e noite por uma escola em que falemos aos e com os educandos para que ouvindo - os possamos ser por eles ouvidos também!"
Concordo com aquilo que Paulo Freire diz, realmente educar tem que se lhe diga, pricipalmente quando os pais passam a pasta aos professores (muitas vezes por falta de tempo)...
se calhar tudo se resume cada vez mais à utopia que cada um de nós vai fazendo!Tudo esta bem quando acaba bem.Acontece que para acabar bem tem que se fazer por isso...se queremos viver num mundo de pessoas cultas e interessadas temso que fazer por isso. Não digo que todos temos que ter um curso superior, tem é que haver formação enquanto pessoas e como tal tem que se saber ensinar e considero que os educadores os pedagogos,os pais, tem cada vez mais que se convencer que os eu papel é fundamental...e não é só dar miminhos! :
"Devemos contribuir na transformação do mundo, devemos apostar num mundo mais redondo,menos arestenoso,mais humano,com vista à amterialização da grande Utopia : unidade na diversidade!" - outra vez Paulo Freire,mas desta vez numa entrevista `revista do Publico! :)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa aposta a tua! :)
adorei Aparição! um livro alias a reler!
ainda não li 1984,embora saiba que tem optimas criticas,fica a nota!
obrigada

até sempre

segunda jan. 24, 08:45:00 da tarde 2005  
Anonymous Anónimo said...

fock you

terça jan. 29, 09:57:00 da manhã 2008  
Anonymous Anónimo said...

És GAY GAY GAY GAY GAY GAYSANA À PAISANA

terça fev. 05, 04:55:00 da tarde 2008  

Enviar um comentário

<< Home