quarta-feira, abril 06, 2005

1 hora todas as tardes

Gosto mais do Inverno para estar uma hora no café.
Escolho sempre o mesmo, sento-me na mesa do costume, junto à vitrina. À minha frente pouso o tabaco e o jornal (leio as noticias sempre à tarde) e peço o do costume: "um café"!
Enrolo um cigarro enquanto desfolho calmamenteas folhas do jornal (começo sempre pela última página "Calvin & Hobbes" - mania herdada da minha mãe), leio os titulos e uma ou outra noticia, o resto fica para ler em casa; entrtenho-me com as palavras cruzadas.
Aprecio as palavras de Florbela Espanca e de fernado Pessoa dispostas nas paredes do café ou então as fotografias lá coladas ou ainda as pinturas, geralmente abastractas, por lá penduradas - neste café gostam de estar sempre a mudar os "enfeites" das paredes!
A música é sempre a da "Antena 3", a escuridão do café é já uma caracteristica só penetrada por pequenas lampadas dispostas no tecto e pela luz da vitrina.
Uma hora todas as tardes, para disfrutaros minutos com actualidade, musica e entretimento. Preciso desta hora para mim...sozinha.

10 Comments:

Blogger Monique Mendes said...

Tenho apenas algo a dizer: sublime!! nao sabia que tinhas essa faceta! a ana joão que escreve tao bem, que se expressa ainda melhor e que nos leva nas asas das palavras ate ao "seu" café...
Continua**
Beijinhos

quarta abr. 06, 04:49:00 da tarde 2005  
Blogger Lemon said...

Boas!

Pouca gente tem tempo para fazer isso... Vivemos tão asfixiados no nosso stress, e nas nossas correrias do quotidiano (regra geral por não sabermos mesmo aproveitar o tempo) que erradamente pensamos que simplesmente não dispomos de tempo para no final do dia expirar com calma, desligar, e pensar no dia que acabou antes de ir para casa.

Achamos que é um luxo quando talvez se trata mais de uma necessidade.

Amanha vou tomar um cafezinho ao final do dia e simplesmente parar, respirar e reflectir.

Beijinhos

quinta abr. 07, 12:17:00 da manhã 2005  
Blogger Jose Martins said...

É engraçado como todos necessitamos de um bocadinho do dia só para nós! Acho que é nesse pequeno pedaço de tempo que nos reencontramos com nós mesmos... A vida tira-nos da nossa existência!
Espero que nunca percas esse essa tua hora! Beijinhos

quinta abr. 07, 01:23:00 da manhã 2005  
Blogger Joana said...

A Antena 3 é que perturba um pouco as palavras de Fernando Pessoa e Florbela Espanca... De resto, um excelente hábito! Seja ele real ou virtual. ;)

Beijos, moça!

quinta abr. 07, 10:09:00 da manhã 2005  
Blogger Nandita said...

Ai ana_joao, que inveja... tivesse eu tempo para me sentar no café (a acabar o Kafka, não lhe toco desde as férias...) ou a olhar pró ar...

Mas nada feito, so tenho mesmo os 30 minutinhos de net e mai nada! ;)

Ah, ja agora aproveito e faço publicidade: 16 de Março, pelas 21.30, estreia da peça "Funerais" de José Estêvão Sasportes, na Casa do Povo de Barroselas, Viana do Castelo.

é giro porque mesmo parecendo que não, e uma comedia... e eu tb tou la e tal...

**

quinta abr. 07, 05:01:00 da tarde 2005  
Anonymous Anónimo said...

Adorei todo o texto, mas existiu um pequeno senão...o tabaco!

Menina, o tabaco faz mal à saúde... ;-)

Abraço :-)

sexta abr. 08, 09:34:00 da tarde 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta abr. 08, 10:08:00 da tarde 2005  
Blogger Tão só, um Pai said...

Estou contigo no fim de semana, sim, ao Sábado e ao Domingo, como sempre, na esplanada do "Espanhol", "olhe, é um café e uma torrada", "ah, onde está o Correio da Manhã?", "sim, para levar, vou-me sentar, naquela, ao sol".

sexta abr. 08, 10:12:00 da tarde 2005  
Blogger Andre_Ferreira said...

Obrigado pelas tuas palavras no meu blog. O hábito da leitura no café é uma tradição nacional do mais saborosa
Beijinhos

sábado abr. 09, 04:29:00 da tarde 2005  
Blogger Drifter said...

Esses momentos de contemplação são do melhor que existe. Infelizmente, nos dias que correm, não tenho tempo para os ter. Mas adoro esses momentos pessoais em que ninguém nos chateia e podemos observar aquilo que está à nossa volta. No entanto, consegues estragar o cenário com o tabaco! ;) Essa porcaria faz-te mal! Não há necessidade de tingir os teus róseos pulmões de negro enquanto tens estes momentos de contemplação! Pensa nisso...
Um beijo de um não fumador! ;)

segunda abr. 11, 03:20:00 da tarde 2005  

Enviar um comentário

<< Home