quinta-feira, dezembro 28, 2006

Assim foi...assim é



Flying High

Deus não sabia no que se estava a meter quando criou Adão e Eva.
Pior, não soube poupá-los da maça ou então deu-lhes a árvore da sabedoria de propósito. Ninguém no seu juízo perfeito dava a chave de casa aos ladrões.
Alguém tem culpa que a Eva fosse esperta (apenas com uma costela imagine-se!) e que o Adão fosse um esfomeado de primeira que ao comer a maça com tal sofreguidão acabasse entalado com o caroço...? (- já na altura se comprovou a inteligência feminina - ora, quem é que fez ao Adão os primeiros socorros? A manobra de heimlich?
pois é, pois é...)
Agora é isto, há mais do que um Adão, duas vezes mais há Evas e maças é o que não falta - "frutinha nacional ou estrangeira" - todos comem.
Dizem que a serpente é que provocou isto tudo. (Diga-se que a inteligência divina tem destas coisas, dar QI superior à serpente pfff!) Eu cá não sei, não falo muito com as descendentes e não sei de ninguém que o faça - ainda que alguns as encantem ao som da flauta (não deveria ser o contrário?! hum..).
Seja. Se calhar somos todos descendentes da serpente, do Adão e da Eva. Como não sei, mas ao que vejo por cá parece-me razoável a ideia... ou não?
E depois, alguém me explica que ideia é aquela da folhinha a tapar os orgãos genitais?
primeiro, a folha segura-se como?
segundo, o pecado não mora na cabeça?
terceiro, o que é mesmo o pecado?
quarto, não foi Jesus quem disse: "crescei e multiplicai-vos"? - não respondam a esta, esqueci-me que isso foi depois do mal estar feito... 'pera lá, não estava nada, Maria era Virgem...
Bem, não interessa, isto de chegar ao inicio do principio do primeiro homem, poe-me um tanto ao quanto tonta... e de repente, vejo o Jardim do Edén como um imenso palco, enfeitado de árvores de frutos maduros, animais calminhos, apenas e só o piar dos passarinhos e dois fantoches lindos com folhas penduradas...
"cof!cof!"
pronto Adão, tinhas que te entalar...

8 Comments:

Blogger Ghost said...

Eu acho que estás a entrar por um tema que já é relativamente consensual... Ok, a igreja ainda insiste no Adão, na Eva, na serpente, na maçã, no Eden... Mas mesmo a própria igreja tem consciencia que a razão está do lado do Sr. Darwin e que o Adão e a Eva eram dois espécimes bastante mais parecidos com macacos que connosco e que decididamente não tinham folhas a tapar as intimidades... Bjs

quinta dez. 28, 09:44:00 da tarde 2006  
Blogger Insolitudewecry said...

Duas coisas, primeiro o Darwin é capaz de não estar assim tão certo quanto isso, mas isso tb não tem grande importancia. E segundo... Eu não sei, de repente parece que o mundo inteiro lhe deu para cascar na Igreja Católica, fazem do próprio JC o Anti-Cristo, gostam de falar em hipocrisia e mentiras e bla bla bla... Por amor de Deus (ya, foi usada de propósito hehehe) metam na cabeça que a Igreja não é hipocrita, nem mentirosa, o Ser Humano é k é mentiroso e hipocrita e como tal tudo o k tenha a ver com o ser humano (religiões organizadas incluido) é mentiroso e hipocrita, e isso não é culpa da Igreja, a Igreja Catolica é antes vitima disso. E de uma vez por todas, aceitem que a Biblia é um livro como outro qualquer, e se alguma diferença tem é de ser um livro maravilhoso, mistico, muitissimo bem escrito, e uma fantastica alegoria dos mais antigos mitos da história da Humanidade. A sua importancia, a tal "palavra de deus" deriva do facto que ali está realmente a génese da Humanidade, pq aquelas sao as mais antigas lendas e mitos da nossa história, passadas oralmente durante gerações (milénios até) e colocadas por escrito na aurora dessa coisa fantastica que é a escrita. E se lerem aquelas histórias com atenção, se conseguirem descortinar o sentido mais profundo das histórias chegaram a uma conclusão muito simples, aquilo é realmente genial.
Adão e Eva, a maçã, a serpente, a arvore do conhecimento...
Por ex, um casal está muito tranquilo numa ilha paradisiaca a passar férias (Adão e Eva no jardim do Eden), calor abrasador, o sol queima e nem uma leve brisa se agita, vira-se o Adão para a Eva "Ai Maria, que calor desgraçado, o que eu não dava por uma brisa fresquinha" e ela responde "Tb eu homem, mas que queres?" e a sua imaginação (a serpente, desejo) começa a imaginar uma brisa fresquinha a afagar o corpo suado, desejam ardentemente aquela brisa, tão... saborosa e refrescante... (escuso de dizer que é a maçã certo?) como se resolve isso? Pois o Adão, bronco como qualquer homem o é limita-se a bufar e a pedir à Eva para lhe ir buscar uma cerveja gelada que ele tinha posto dentro do ribeiro próximo, mas a Eva começa a magicar em como resolver o problema e tanto pensa k... um ar condicionado vinha mesmo a calhar (graças a Deus pela arvore do conhecimento que dá estas ideias ao Homem). Maravilha! Fantástico! brisas frescas artificiais por mais calor que esteja. Resultado, o ar condicionado faz um buraco na camada do ozono, os raios ultra violetas queimam a vegetação da ilha e lá se acaba o paraiso para o Adão e a Eva...

quinta dez. 28, 10:12:00 da tarde 2006  
Blogger *@rclight* said...

minha amiga

pa t exclarecer entrávamos num contexto bem profundo relacionado entidades religiosas,mas tb com algum progresso cientifico á mistura

gostei mto d ler esta tua perspectiva

tócas em diversos pontos
mas tb algo hilariantes!

fizes-t m rir tb!!

mas gostei

há ainda mto por desvendar neste contexto propriamente dito

ainda existem perguntas k vão além da mente humana

boas festas pa ti

bj d luz em ti********************

sexta dez. 29, 03:37:00 da manhã 2006  
Blogger Lord of Erewhon said...

Foi entalado pelo Senhor (salvo seja)! :)=

Dark kiss.
Feliz Ano Novo.

sexta dez. 29, 05:49:00 da manhã 2006  
Anonymous Anónimo said...

Cada qual interpreta a Biblia à sua maneira ;)
Mas a verdadeira interpretação não está para todos! ;)

sexta dez. 29, 04:21:00 da tarde 2006  
Blogger Ana João said...

Neste texto não pretendo pôr a nu ou a ridiculo a igreja catolica, a história de Adão e Eva... quis apenas escrever sobre uma forma de ver as coisas, seja o radicalismo como alguns aceitam a história, seja pelo radicalismo com que alguns a contestam.

ghost, também me parece que o tema seja já mais ou menos consensual, e que a igreja esteja realmente mais consciente do mundo...e das perdas que a religião tem tido também.

insolitudewecry, não vejo a igreja como vitima nenhuma, mas também não vejo o Homem como "santo pecador". A Biblia é vista como um livro, as interpretações são feitas por nós, e claro que durante anos a fio sobre a visão hipocrita (sim) da Igreja. Folgo em saber que as menes se abrem e que não se misture fé com vendas para os olhos.

**Arclight/Chronicles**, obrigada pelas palavras. E claro que com este texto não pretendi entrar em explicações religiosas, com ou sem, teor cientifico (acho que é obvio), no entanto, sei perfeitamente que as há, mas não sou eu que as vou dar, não creio ter conhecimento suficiente para tal. :)

Lord of Erewhon, salvo seja! salvo seja! :)

fontez, exactamente. Quem é que sobre o mistério diz que a sua interpretação é a verdadeira? a mais justa? a mais clara?

o alquimista, lá estarei a visitar o teu blog.

sexta dez. 29, 07:28:00 da tarde 2006  
Blogger o alquimista said...

Dou-te o mundo para amares, o fogo para te aqueceres, a terra para plantares, colhe um singelo arbustro e transforma em varinha de condão, mas apenas lhe des uso com o melhor que guardas no fundo do teu coração...

Luminoso 2007

domingo dez. 31, 08:58:00 da tarde 2006  
Blogger o alquimista said...

Porque é que não visitas o Jardim das Hespérides? Podiamos tmar um chá juntos ou partilharmos uma maçã de ouro...

Doce beijo

quinta jan. 04, 09:33:00 da tarde 2007  

Enviar um comentário

<< Home