domingo, dezembro 24, 2006

Natal

Porque é Natal, decidi ceder este espaço. Outras leituras pderão vir a ser feitas assim...
E agora, a crónica natalicia:


The Legendary Tiger Man - Fuck Christmas I Got The Blues

The Legendary Tiger Man - Fuck Christmas I Got The Blues

Deus tem só uma medida a tomar com esta humanidade inútil: afogá-la num dilúvio. Mas afogá-la toda, sem repetir a fatal indulgência que o levou a poupar Noé; se não fosse o egoísmo senil desse patriarca borracho, que queria continuar a viver, para continuar a beber, nós hoje gozaríamos a felicidade inefável de não sermos...
(Eça de Queiroz)

Como é que hoje em dia as pessoas encaram a época natalícia? Será mais uma época meramente consumista ou será que ainda há alguém que tem alegria a montar e a decorar árvores de natal?
Estou em querer que esta geração perdeu o espírito natalício, não sei se poderei dizer que o perdeu, porque na verdade, acho que nunca soube sequer o que é, porque a única importância que é dada ao natal é, a troca de prendas e os jantares em família/amigos, ou seja, uma época de puro consumismo.
Embora haja para quem a vida sem esta época fosse algo de muito triste, e que fazem tudo, para contagiar os que estão a sua volta com esse espírito, a verdade é que valores (económicos) mais altos se levantam, e o que importa é a aparência, quem tem coragem de chegar, e dizer: - a minha prenda é a minha companhia... é certo que talvez não gostassem, (mas o natal não deveria ser uma quadra de amor, solidariedade? - pois é, esse deveria ser o espirito do natal).
Realmente talvez seja muito mais interessante se for uma época de consumismo, (porque o amor e a solidariedade são gesto que deveremos manter diariamente ao longo da nossa vida) assim pelo menos, sempre contribuímos, de alguma forma, para um melhoramento da economia, com o velho ciclo vicioso; - oferecer prendas – aumento de stress – umas prendinhas para nós mesmos, (só para aliviar o stress) – e/ou o velho xanax.
E jantar com a família e amigos não deve ser um acto constante? Os meus são.
Confesso que ainda consigo conceber que se mantenha e emane o espirito natalício para as crianças, é bom olhar para a felicidade de uma criança, sinceramente traz-me muita alegria, mas algo que me irrita profundamente é ver os portugueses absorvidos pelo espirito natalício e esquecendo-se da mais básica regra de educação, que diz: - quando alguém nos segura na porta deveremos retribuir com o mesmo gesto e agradecer – mas infelizmente é que nesta quadra, a tendência generalizada, é a esse simples gesto, agradecer desejando um feliz natal, fazendo dos outros seus porteiros. É horripilante toda esta falta de respeito e civismo, numa quadra em que os mandamentos básicos, apelam ao amor, respeito, tolerância, compreensão, humanismo, etc., é inconcebível ver carros parados em cima de passeios, em segunda e terceira fila porque alguém tem que comprar algo de ultima hora, mas esqueceu-se que o mundo não é só dele.
Vou-me perdendo em criticas e considerações natalícias, esquecendo-me tão facilmente da realidade, não tenho culpa de olhar sempre o mundo de cima para baixo, esquecendo-me que a vigia é individual, cada um tem obrigação de olhar por si e fazer a sua cota parte para um mundo melhor, não posso aceitar as desculpa desses afortunados que nunca reparam nas suas qualidades e se encolhem, porque não se aceitam a si próprios, chegou a altura de olharem para si mesmo, bem lá de cima sentados numa nuvem se for preciso, e abrirem-se ao mundo, e não se deixarem ficar pelas boas intenções.
O objectivo era dissertar sobre o natal, mas são tantas as teclas do teclado e com tantas letras, e os meus dois neurónios que não conseguem ficar parados, por uma ideia mais de uns segundos que ... sabem como é.

Roger

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem....o Natal é tudo isto sim ,mas não deveria ser.Infelizmente a Humanidade já não sabe muito bem distinguir o Bem do Mal,o valor da amizade,o dar e receber.....o egoísmo não deixa .Uma pena!Mas Impressãodigital sabe ......fez um acto generoso de Natal(cedeu o seu espapço a outra pessoa....).Isto chama-se DAR.....PARABÉNS IMP.....
Agora....genial,genial.....é o excerto de uma obra (qual?) do eterno EÇA...eheheheh

terça dez. 26, 07:01:00 da tarde 2006  
Anonymous Anónimo said...

Sim é verdade nos tempos em que vivemos hoje perdeu-se o espírito natalício, é uma época de consumismo, “ninguém” dá sem o sentido de receber algo em troca o que é pena pois isto não é espírito de natal. Para mim o natal é uma época de confraternização, o estar em família, o momento de montar e decorar a árvore de natal, estar com amigos que fazem parte de nós, enfim tanta coisa… Sempre dei valor a esta época de natal e mais agora pois tive a dadiva de ter uma filha que tem dias e ai sim mais do que nunca tem um sabor especial em que não há palavras para descrever. Mas, vou fazer com que ela cresça com o mesmo sentimento que tenho por esta e outras épocas que existem. Gostei do texto da forma como está escrita e realmente dá vontade de criticar toda esta sociedade mas, quem sou eu para o fazer?

quarta dez. 27, 03:04:00 da tarde 2006  
Anonymous Anónimo said...

Será apenas porque "estamos" em época de Natal que decidiste ceder o teu espaço? Ok...se assim for, td bem! Caso contrário, discordo da tua opção porque...Gosto de te ler!

quinta dez. 28, 12:24:00 da tarde 2006  
Anonymous Anónimo said...

PS.
Além do mais, a pessoa a quem acabas de ceder o espaço, nada tem haver com o teu "estilo".
Volta a escrever rapidamente porque...Gosto de te ler!!
Kiss's

quinta dez. 28, 12:30:00 da tarde 2006  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com SORIN.A pessoa a quem decidiste ceder o teu espaço nada tem a ver com o teu modo de escrever.Tb gosto de "TE LER"

quinta dez. 28, 02:48:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

<< Home